História
A Casa Mãe da Força de Elite da Cavalaria Regimento Lanceiros Nº 2
Armorial: Jorge Guerreiro VicenteIluminura: José Estévens Colaço
Aprovação: Despacho s/nº do CEME de 27 de Janeiro de 2015Publicação das Armas: Ordem do Exército nº 02/2015 (1ª série) de 28 de Fevereiro 2015 -pp. 46-48.
Alterações: A 11 de Dezembro de 2008 foi feito Membro-Honorário da Ordem Militar de Avis. Passa a ostentar a Cruz da Ordem Militar de Avis com que foi condecorada por Alvará (extrato) nº 5/2009 de 14 de Janeiro da Chancelaria das Ordens Honorificas Portuguesas, Presidência da República.
Publicado em Diário da República, (2.ª série) nº 19 de 28 de Janeiro de 2009, com título de Membro Honorário da Ordem Militar de Avis o Regimento de Lanceiros Nº 2.
Simbologia
Lanças
Em cruz, sotopostas à caveira e às tíbias consubstanciam o paradigma de clara vitória da vida sobre a morte.
Ouro
Do campo atribui a aura de glória ao herói, a sua própria transfiguração infinita e eterna. Constitui com o timbre uma sigla que expressa a perenidade da força do espírito sobre a matéria: o homem na sua harmoniosa união mística com o impetuoso cavalo.
Cavalo
Alude diretamente a Lisboa cujo étimo advém, segundo Plínio o Velho de Aulissippo local de reunião de cavalos. Tal simbologia confere ao Regimento de Lanceiros de Lisboa um perfil que os seus cavaleiros, os seus lanceiros traçaram, merecendo assim a legenda “MORTE OU GLÓRIA”, que é a sua divisa atual.
Significado dos Esmaltes
Ouro
A fé, a nobreza, a força.
Prata
O sentido da esperança.
Vermelho
O valor, a vitória, a audácia, a grandeza de alma.
Negro
A firmeza, a virtude.
Armas
Escudo
De ouro, duas lanças, com bandeiras de duas pontas, tudo de vermelho, passadas em aspa, brocante sobre o cruzamento uma caveira de negro com as cavidades orbitais e nasal e dentes de prata, tendo sotoposto duas tíbias passadas em aspa, também de negro.
Elmo
Militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra.
Correia
De vermelho, perfilada de ouro.
Paquife e Virol
De ouro e de vermelho.
Timbre
Pescoço e cabeça de cavalo, de negro, animado e com narinas de vermelho.
Condecoração
Sotoposta ao escudo a cruz da Ordem Militar de Avis.
Divisa
Um listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir.
Armas do Regimento de Lanceiros Nº 2
(Com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos)
Aprovação: “Portaria” de 11 de Agosto de 1980. Publicação das Armas: Ordem do Exército nº 09/1980 – (1ª série) pp. 659-661.